O Futuro Dura Muito Tempo
Autor(a): Louis Althusser (clique no nome para ver todos os seus livros)
Gênero: Biografia / Memórias
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 316
Ano: 1992
Sinopse:
Louis Althusser, filósofo marxista, filho de franceses, nasceu na Argélia em 1918. Foi prisioneiro durante a II Guerra Mundial, na Alemanha. Após o período da Guerra, entrou para a Escola Superior de Paris onde lecionou Filosofia por 30 anos e exerceu a função de secretário da mesma Instituição. Publicou alguns livros sobre o pensamento marxista. Criticou duramente o Partido Comunista Francês do qual fazia parte desde 1948. Em 1968 foi ativista na revolução em Paris. É deste homem, com esta história de vida e bagagem cultural que vamos relatar experiências drásticas e conflituosas que culminaram com uma morte por ele praticada, a da sua esposa Hélène que se chamava Rytmam e tinha o cognome de Sabine e depois de Legotien e com quem viveu por mais de 30 anos.
O intrigante homicídio de Hélène, cometido por seu esposo Louis Althusser, não pôde ser publicamente discutido, uma vez que condenado ao silêncio, ele foi confinado em um hospital psiquiátrico, onde escreveu sobre os fatos. Ele denominou o homicídio, por ele praticado, de "suicídio altruísta".
Como um filósofo advogado da razão pôde estrangular a mulher que amava? Por onde passa a tênue linha que separa a demência da sanidade mental?